Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PPCI SERÁ APURADO

ZERO HORA 06/02/2013 | 05h03

Delegado vai ouvir bombeiro que concedeu alvará para boate Kiss. Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, Daniel da Silva Adriano terá de explicar à polícia porque liberou documento atestando segurança em danceteria

Francisco Amorim e Lizie Antonello


Convencido de que a Kiss recebeu alvará do Corpo de Bombeiros sem ter um Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI), o delegado Sandro Meinerz quer saber: por que a boate onde 238 jovens morreram e dezenas ficaram feridos teve autorização para funcionar.

Zero Hora apurou que o suposto plano de prevenção apresentado pelos donos da Kiss é, na verdade, um mero relatório eletrônico do Sistema Integrado de Gestão de Prevenção a Incêndio (Sigpi).

O coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Daniel da Silva Adriano, que assinou o alvará, em 2009, afirmou que o plano existiria, é completo e teria sido assinado por um responsável técnico.

Para os delegado, as declarações do oficial estão em desacordo com documentos enviados pelos Bombeiros à Polícia Civil.

— Não tenho dúvida de que o alvará foi concedido a partir de uma documentação inadequada com informações genéricas — afirma o policial.

Sobre o fato de o oficial informar que o suposto PPCI continha a assinatura de um responsável técnico, o delegado disse:

— Vamos questioná-lo sobre isso. Ele terá de explicar por que concedeu o alvará sem ter o plano de prevenção. Não adianta ele dizer apenas que tinha e, de repente, esquecer coisas como o nome do engenheiro que teria feito.

Meinerz é taxativo em relação ao suposto plano de prevenção da Kiss.

— Esse documento não existe — garantiu.

Na noite de terça-feira, o criador do Sigpi concedeu entrevista coletiva em Santa Maria. Tenente-coronel da reserva, Floriovaldo Nunes, que implantou em 2005 o sistema, defendeu que o programa gera, a partir de informações dos proprietários do estabelecimento, uma lista de recomendações precisas sobre o que é preciso para se prevenir e combater incêndios.

— Ele é utilizado em todo o Estado. Tem agilizado o processo de concessão de alvará. Trocamos as pilhas de papéis por uma plataforma digital — disse.

Além das declarações do delegado Meinerz, que colam procedimentos dos bombeiros no foco das investigações, o dia foi marcado por manifestações públicas do governador Tarso Genro e do prefeito Cezar Schirmer, que manifestaram divergências. Para o governador, a prefeitura devia ter visto que a boate não poderia funcionar. Já o prefeito se apoia na legislação para afirmar que fez tudo que estava ao seu alcance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário