Este Blog retratará o descaso com a Defesa Civil no Brasil; a falta de políticas específicas; o sucateamento dos Corpos de Bombeiros; os salários baixos; a legislação ambiental benevolente; a negligência na fiscalização; os desvios de donativos e recursos; os saques; a corrupção; a improbidade; o crime organizado e a inoperância dos instrumentos de prevenção, controle e contenção. Resta o sofrimento das comunidades atingidas, a solidariedade consciente e o heroísmo daqueles que arriscam a vida e suportam salários miseráveis e péssimas condições de trabalho no enfrentamento das calamidades e sinistros que assolam o povo brasileiro.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ESPUMA PROIBIDA E LETAL

 
ZERO HORA 01 de fevereiro de 2013 | N° 17330

SANTA MARIA, 27/01/2013

Foi a espuma de poliuretano que revestia parte da boate Kiss a principal causa da morte das 235 pessoas na madrugada do último domingo, em Santa Maria, na maior tragédia já vista no Rio Grande do Sul. Instalado no teto de um terço da casa noturna para melhorar a acústica do ambiente, o material produziu uma fumaça tomada de substâncias tóxicas depois que as faíscas de um sinalizador, usado pela banda Gurizada Fandangueira, teriam provocado um incêndio.

Altamente inflamável, a espuma é vetada pela lei municipal de prevenção e proteção contra incêndios de Santa Maria e havia sido instalada entre o isolamento e a fibra de vidro do teto – principalmente na área próxima ao palco, onde as bandas se apresentavam. Além disso, não estava protegida por um produto químico usado para retardar a combustão e evitar a rápida propagação do fogo.

– Se esse revestimento não estivesse ali, o incêndio não teria passado de um pequeno foco e, provavelmente, não teríamos vítimas fatais. As áreas onde não tinha a espuma praticamente não queimaram – comentou o delegado Marcelo Mendes Arigony, chefe das investigações da tragédia.

Uma amostra do material foi recolhido na tarde de ontem em uma nova vistoria feita na boate pelo Instituto-geral de Perícias (IGP). Onze técnicos vindos de Porto Alegre passaram quase três horas dentro do estabelecimento, auxiliados pela iluminação de um gerador.

Pintura renovada e teto rebaixado

De acordo com o delegado, a análise da espuma e os próximos depoimentos irão ajudar a apontar quem a instalou na casa, quando isso aconteceu e com qual autorização. No primeiro semestre do ano passado, os proprietários da Kiss realizaram uma pequena reforma na boate, logo após receberem uma autuação do Corpo de Bombeiros por estarem com o plano de prevenção de incêndio desatualizado.

As obras foram feitas juntamente com os trabalhos de atualização das normas técnicas. Além de renovar a pintura da boate, os proprietários também providenciaram o rebaixamento do teto, segundo o eletrotécnico Édio Nabinger, que trabalhou na execução de parte dos trabalhos contra incêndio. A polícia deve investigar se foi nesta época que a espuma de poliuretano foi colocada.

SÂMIA FRANTZ | Santa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário